Uma comissão de professores, diretores e representantes do SindiPaço reuniram-se nesta quarta-feira (dia 07), às 14 horas com o representantes da administração municipal, para discutirem reivindicações da classe. Estiveram presentes o secretário de Educação, Simeão Valente; secretário adjunto de Educação, Celso Marques; o procurador geral do Município, Álvaro Valadão; o coordenador de Comunicação Social, Ubiratan Cunha, e os representantes dos professores da rede municipal.
A reunião ocorreu após a manifestação de um grupo de professores em frente ao prédio da Prefeitura. Os manifestantes reivindicavam a revogação das exonerações de professores e diretores contratados. Durante a reunião os professores e a equipe responsável pela negociação discutiram a pauta de solicitações. Segundo Álvaro Valadão, a Prefeitura foi notificada que deveria demitir os funcionários contratados, tendo em vista, que a legislação dos contratos, que existe desde a gestão passada, foi considerada inconstitucional de acordo com o parecer do Ministério Público.
“Fomos notificados a demitir os funcionários que estão sob o regime de contrato e realizarmos urgentemente concurso público, como o processo para a realização do concurso, tem várias etapas, foi preciso fazer algumas contratações pra que as escolas continuassem funcionando e foi o que fizemos, estamos apenas atendendo ao que nos foi intimidado sob pena de sanções legais e pagamento de multas diárias”, afirmou Álvaro Valadão.
Segundo Paula Andrea, diretora de escola no município, o encontro é para discutir e chegar a um denominador comum sobre os professores e diretores que foram exonerados. “Sabemos que é conversando que podemos resolver de forma coerente e conciliadora esta situação, estamos aqui pra expressar nosso apoio à gestão e dizer que lutamos juntos por uma educação
que atenda a todas as pessoas envolvidas no processo de forma igualitária, queremos que os professores retornem até que seja realizado o concurso público, nossas reivindicações estão sendo ouvidos e na medida do possível respondidas”, atentou ela.
De acordo com Simeão Valente, as escolas continuam funcionando normalmente e que a Prefeitura está aberta a negociações com a classe. “Iremos nos reunir com esta comissão novamente na sexta-feira e dessa vez com a presença da prefeita, pra resolver todas as pendências e podermos dar continuidade aos trabalhos na rede municipal de ensino de forma transparente e comprometida. A previsão é que até a segunda quinzena de abril, seja publicado o edital para a realização do concurso público, que deverá acontecer em maio”, disse.