segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Governadora lança Semana de Educação no Trânsito no Detran

A governadora Roseana Sarney lançou, nesta sexta-feira (18), a Semana Nacional de Educação no Trânsito, no salão de atendimento do Detran. A campanha acontece em todo o estado até o dia 25.
Roseana Sarney fez o lançamento acompanhada do secretário de Segurança Pública, Raimundo Cutrim, e do diretor geral do Detran, Flávio Trindade. Numa solenidade breve, mas marcante para os colaboradores do Departamento e autoridades presentes, a governadora citou diversas estatísticas do trânsito no estado. Falou da postura apressada, imprudente e, muita das vezes, mal educada que as pessoas têm no trânsito e da situação das estradas maranhenses que são as mesmas de sete anos atrás, quando deixou o governo.
“Essa campanha que a gente abre hoje é pela paz no trânsito, e é fundamental para o cotidiano na vida das pessoas pelo tema Educação no Trânsito. Essa falta de compreensão das pessoas tem que ser substituída pela gentileza”, destacou Roseana, afirmando que o governo está se esforçando muito para reconstruir estradas e novas vias asfaltadas melhorando a vida das pessoas.
A governadora falou do apoio incondicional dado pelo Governo ao Detran e à Polícia nesse desafio que é o trânsito. “Apoio essa iniciativa e quero parabenizar a todos pelo trabalho que estão fazendo e cumprimentar o secretário Cutrim e o diretor Flávio Trindade pela campanha”.
Durante a solenidade a governadora fez a entrega de 20 etilômetros (o bafômetro) para a Polícia Militar do Maranhão, representada pelo coronel Ivaldo.

Mutirão da Catarata atende a aposentados do estado

Dezenas de aposentados e pensionistas do estado foram atendidos, nesta sexta-feira, 18, no Mutirão da Catarata realizado pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência Social (Seaps), por meio do Programa de Ação Integrada ao Aposentado (PAI), no Centro Social e Recreativo dos Servidores Estaduais, no Calhau.
O secretário da Administração e Previdência Social, Luciano Moreira, acompanhou pessoalmente o início do mutirão e adiantou que o próximo será o de próstata. Ele estava acompanhado da secretária-adjunta de Seguridade Social, Graça Cutrim, e da supervisora do PAI, Arlete Pontes.
O atendimento teve início às 8h30 e foi realizado pelo oftalmologista Heron Simões, com o apoio de uma equipe de 15 profissionais disponibilizada por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.
Todos os casos identificados de catarata foram encaminhados para exames mais detalhados no Hospital da Visão/Oftalm Day Clinic, na Cidade Operária, onde também será realizada a cirurgia corretiva, caso haja a indicação médica. Os pacientes não pagarão nada pelos exames e pelo procedimento cirúrgico.

Cirurgia
Segundo informou o médico Heron Simões, em média, cerca de 60% dos idosos examinados têm a catarata em estado adiantado e podem se submeter à correção da doença por meio da cirurgia. Ele explicou que a catarata é uma lesão ocular que torna opaco o cristalino, o que compromete a visão. “O único tratamento para a catarata é o cirúrgico. Substituímos o cristalino por uma lente artificial. A recuperação é muito rápida e em poucos dias a visão é restabelecida”, informou o oftalmologista.
A aposentada Maria José Vieira, 65 anos, diagnosticada com a doença, disse que há algum tempo começou a ver tudo embaçado e por isso decidiu fazer o exame. “O mutirão foi muito bom, pois cheguei cedo, peguei minha senha e o atendimento não demorou muito. Agora vou criar coragem para fazer a cirurgia”, afirmou ela.
O secretário Luciano Moreira assinalou que o mutirão é uma forma de o PAI oferecer um atendimento diferenciado aos aposentados e pensionistas do estado, conforme orientação da governadora Roseana Sarney. “Este foi o primeiro de uma série de atendimentos à saúde que serão disponibilizados. Já estamos organizando o Mutirão de Próstata, para a detecção precoce de problemas, principalmente do câncer”, informou o secretário.

Saiba mais
- A catarata é a principal causa mundial de cegueira.
- Atinge, principalmente, pessoas com mais de 50 anos.
- No Brasil, estima-se que existam atualmente cerca de 350 mil pacientes cegos devido à catarata.
- 95% desses casos poderiam ser revertidos.

Seduc lançará programa de serviços emergencais em escolas

As escolas da rede estadual contarão com um grande suporte para a realização de serviços emergenciais, como reparos nas redes elétrica e hidráulica, pintura, capina e conserto de mobiliário (carteiras, mesas e armários). Trata-se do programa Seduc na Escola, que será lançado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), terça-feira (22), às 9h, no Centro de Ensino Médio Erasmo Dias, no Maiobão. A solenidade contará com a presença do secretário de estado de Educação, César Pires.
O programa integra as ações que a Seduc vem desenvolvendo para melhorar a infraestrutura e o aspecto físico das escolas, garantindo um ambiente com total estrutura, conforto e aspecto agradável para os funcionários, professores e alunos. O Seduc na Escola é um conjunto de serviços rápidos que estamos disponibilizando aos gestores escolares na solução de problemas emergenciais, que apesar de parecerem pequenos, podem prejudicar o funcionamento da escola. Uma lâmpada queimada, por exemplo, pode deixar uma sala de aula sem condições de funcionar, e esse é um serviço que pode ser feito de forma rápida, mas às vezes esbarra-se na falta de iniciativa e na burocracia. Por meio do programa, serviços como esse poderão ser resolvidos rapidamente, explica César Pires.
Ele ressaltou que o objetivo maior do Seduc na Escola é garantir o pleno funcionamento das instituições de ensino da rede estadual, evitando prejuízos ao calendário escolar. “O aluno é nosso foco, então, estamos trabalhando em todas as frentes para que a escola cumpra seu papel de educar, sem precisar interromper suas atividades por causa de pequenos problemas que podem ter solução imediata, afirma César Pires.
Demanda
O programa Seduc na Escola será lançado oficialmente dia 22, mas já vem funcionando desde meados de abril deste ano, já tendo beneficiado cerca de 50 escolas na Ilha de São Luís. “Começamos o trabalho de forma despretensiosa, verificando as necessidades das escolas durante visitas, mas ao longo dos meses percebemos uma grande demanda e resolvemos institucionalizar o serviço por meio do programa. Montaremos um cronograma e como os reparos são realizados de forma rápida, atenderemos todas as escolas em curto espaço de tempo, como já vem ocorrendo, garantido o melhor funcionamento das unidades de ensino e o bem-estar dos estudantes, informa o superintendente de Suporte à Educação da Seduc, Carlos Augusto Coelho Galvão, responsável pela operacionalização do programa.
Segundo o superintendente, o programa conta com o suporte de equipes de eletricistas, carpinteiros, pintores, jardineiros, especialistas em serviços hidráulicos e outros profissionais, todos com kits de ferramentas e equipamentos de trabalho, que garantem a realização dos serviços emergenciais nos colégios. Ele lembra que o Seduc na Escola será um reforço ao trabalho dos gestores, que já contam com o Caixa Escolar por meio do qual podem utilizar recursos para a realização de serviços emergenciais. Esse suporte que a Seduc disponibiliza aos gestores é uma alternativa a mais para solucionar problemas de ordem prática de forma ágil e eficiente, complementa Galvão.
O Seduc na Escola atenderá as escolas da rede estadual localizadas na Ilha são 206 no total e no interior do estado. Além da verificação das necessidades dos colégios pela equipe do programa, os serviços também podem ser solicitados pelos diretores de escolas à Superintendência de Suporte à Educação da Seduc.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Recital de piano na Escola de Música

O auditório Ribamar Martins, da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa será palco de apresentação de recital de piano do professor Daniel Lemos, segunda-feira (14), às 18h, com entrada franca.
O recital de Daniel Lemos terá no repertório peças de Bach, Beethoven, Liszt, Dubussy, Paizzolla, M.Nobre, composições clássicas e contemporânea, dos séculos XVIII, XIX e XX, com destaque para Prelúdio e Fuga de J.S.Bach; Sonata Opus 27, de Beethoven; Anos de Peregrinação, de Liszt; Suite Bergamasque, de Debussy; Suite nº 2, de Piazzolla; e Tango, de Nobre.
Daniel Lemos é formado em piano pela EMEM e mestre na Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor de música do curso de Música da Universidade Federal do Maranhão.
O Recital de Piano é uma oportunidade para alunos do curso de piano da EMEM e admiradores da música instrumental em poder assistir uma apresentação de um mestre dos teclados mostrar sua arte ao exibir composições que marcaram época no repertório de música universal. Informações pelo telefone 3218-9940, das 8h às 19h, na secretaria da Escola de Musica, na Rua da Estrela, 363 Praia Grande.

Alunos visitam Detran e recebem dicas de educação para o trânsito

Trinta e cinco alunos da Educação Infantil, de 1ª à 5ª séries do Ensino Fundamental e professores da Escola Comunitária Prefeito Costa Rodrigues, do Bairro de Fátima, visitaram na manhã desta quinta-feira (10), as instalações e o pátio interno do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA).
A iniciativa faz parte da ação "Criança no Detran", desenvolvida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Departamento e tem o objetivo de "apresentar aos alunos alguns princípios básicos no trânsito, voltados principalmente a segurança e a postura que eles devem ter perante a sinalização", destacou o coordenador da Educação para o Trânsito do Detran, Roberval Lopes Silva.
A visita iniciou com um city tour pelo pátio interno do Detran, onde os pequenos visitantes puderam conhecer alguns setores do Departamento, além de observar a sinalização de trânsito do pátio.
Já no auditório, os visitantes assistiram a palestra "Crianças e Trânsito", ministrada pelas educadoras do Detran que de forma lúdica, chamaram a atenção dos alunos e deram dicas importantes como: não colocar a cabeça do lado de fora do carro, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, sempre na faixa de trânsito, dentre outras. Para a diretora da escola comunitária, Maria Luisa Pereira Sousa, "essa interação é importante para que eles tenham uma noção correta do trânsito e mudar no futuro essa realidade de acidentes e imprudências que vemos hoje".
Logo em seguida os alunos participaram de um jogo lúdico com perguntas sobre o trânsito e puderam registrar a sua noção desse dia diferente no Detran, por meio de desenhos. "Achei muito legal conhecer o Detran e aprendi algumas coisas importantes que quero levar para o resto da minha vida", destacou Júlio Cesar de Sousa Araújo Jr., 12, que cursa a 5ª série do Ensino Fundamental.
A ação contou com a presença do diretor geral do Detran-MA, Flávio Trindade, que agradeceu a presença dos alunos e professores e destacou a importância desse momento. "Como professor sei da importância da educação e da experiência inesquecível que esses alunos estão vivenciando aqui", destacou o Diretor.
Nesta sexta (11), o Detran recebe os alunos do Centro Integrado Professor Vieira Filho, do Paranã. As escolas interessadas em agendar visitas ao Detran devem procurar a Coordenadoria de Educação para o Trânsito por meio do telefone (98) 3089-2055.

Roseana determina construção de 64 hospitais no Maranhão

Em 10 meses o interior do Maranhão ganhará 64 hospitais, com 20 leitos cada. A garantia é da governadora Roseana Sarney, que assinou, nesta quinta-feira (10), com o secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad, as ordens de serviço empreendimento de R$ 116 milhões que garantem a construção das edificações hospitalares. As obras fazem parte do programa Saúde é Vida, que prevê um investimento total na ordem de R$ 350 milhões.
Durante o evento, no auditório da SES, Roseana Sarney, adiantou que, em no máximo quinze dias, fará o lançamento do edital de licitação para construções de dois hospitais, de 150 leitos cada, nos municípios de Imperatriz e Caxias. São 75 novos hospitais, mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. Também criaremos a construção de mais 2.500 novos postos de saúde em todo o Maranhão. Uma infraestrutura de saúde digna para o povo maranhense, acrescentou.
A governadora Roseana anunciou as dezenas de prefeitos, ex-prefeitos, deputados estaduais e secretários de estado a inclusão do município de Pinheiro como a mais nova macro-região do estado. Quero agradecer aos prefeitos, ao secretário Ricardo Murad. Em menos de cinco meses organizamos o estado e começamos a construir várias obras no Maranhão. O importante é levar saúde de qualidade ao nosso interior, que tanto merece nosso apoio, afirmou.
Conforme explicou o secretário Ricardo Murad, a população terá acesso ao que há de melhor em termos de atendimento médico. Além da macro-região de Pinheiro, da Baixada Maranhense, que ganhará atenção especializada na área hospitalar. Por isso estamos criando uma estrutura de saúde exemplar que será oferecida aos maranhenses. E não podemos esquecer que teremos a obra total do hospital Carlos Macieira, uma emergência estadual, com tratamentos mais especializados nas macro-regiões, inclusive a anunciada pela governadora que é a de Pinheiro, disse.

Bia Venâncio implanta Proerd em Paço do Lumiar

Com o intuito de prevenir o uso das drogas por crianças e adolescentes o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e do Grupo Especial de Apoio às Escolas – GEAPE foi lançado nesta quinta-feita (dia 10), no Ginásio Ciríaco Pereira, Ciricão. Entre os presentes estavam a prefeita Bia Venâncio; Secretário adjunto de Modernização Institucional, William Romão, representando o Secretário de Segurança Pública, Raimundo Cutrim; o coordenador estadual do PROERD, José de Ribamar Pereira; o Secretário Municipal de Educação, Celso Marques.
Desenvolvido pela Polícia Militar, o Proerd existe no Brasil desde 1992. Em Paço do Lumiar o projeto é uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Estado de Segurança Pública. O PROERD neste primeiro momento contemplará 4 escolas no município e os alunos beneficiados estão entre a 3ª e 4ª séries.
De acordo com a prefeita Bia Venâncio, esta é uma experiência muito rica para os alunos da rede municipal de ensino e a intenção é que todas as escolas estejam inseridas no programa. “As nossas crianças irão aprender na escola como dizer não as drogas e a violência e terão a oportunidade de desenvolver o senso critico com relação a estes malefícios. Podem ter certeza que com este aprendizado eles serão multiplicadores não só nas suas famílias, mas na comunidade onde moram também”, explicou a prefeita.
“O Proerd é uma ação conjunta entre a PM, a escola, a comunidade e a família e pretende alertar os jovens sobre os males das drogas lícitas e ilícitas. O objetivo dele é agregar forças na luta contra às drogas e à violência, pois o Estado precisa de ações que desenvolvam nas crianças o espírito da paz para que, no futuro, tenhamos adultos responsáveis e mais comprometidos com a segurança pública”, disse o Secretário Adjunto de Modernização Institucional, William Romão.
Segundo José de Ribamar Pereira, o PROERD já está implantado em 87 municípios do Maranhão. “Esse programa oferece atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania. Já formamos 130 mil alunos no PROERD e até o final do ano a meta é forma 200 mil”, informou.

Desfile de 7 de Setembro reúne milhares de pessoas

Militares e estudantes deram prosseguimento, nesta segunda-feira, 7 de setembro, às comemorações da Semana da Pátria em São Luís. Pelotões do Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e dos Colégios Militares Tiradentes e 2 de Julho, da rede estadual de ensino, desfilaram pela Independência do Brasil, no bairro da Areinha.
O desfile reuniu centenas de militares, divididos em pelotões específicos da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Bombeiros. Um dos destaques foi a apresentação do Grupo de Operações Especiais e do Grupo Tático Aéreo (GTA), da PM. Também chamaram a atenção os representantes da Força Expedicionária Brasileira.
Entre as autoridades presentes, estava o vice-governador João Alberto, o prefeito de São Luís, João Castelo, o secretário estadual de Meio Ambiente, Washington Rio Branco, e o secretário de Desenvolvimento Social, Costa Ferreira.
A banda de música do Colégio Tiradentes regeu a apresentação dos alunos, que se dividiram em grupos temáticos, com destaque para o pelotão de estudantes que participaram dos Jogos Escolares Maranhenses/JEMs 2009. A escola ficou em terceiro lugar geral e primeiro dentre os colégios públicos, pelo segundo ano consecutivo.
No encerramento do desfile da escola, o público assistiu a apresentação do Grupamento Brigada Militar, do Projeto Social Restaurando Vidas, que trabalha com crianças e jovens em situação de risco. Milhares de espectadores acompanharam o desfile.
No último dia 5, mais de 7 mil alunos das redes pública e privada de São Luís e do interior do estado participaram do tradicional desfile estudantil em homenagem ao Dia da Raça.

Agrofeira dos Municípios é sucesso na Expoema 2009

A Agrofeira dos Municípios, organizada pelo Governo do Maranhão, é um dos locais mais visitados na Expoema 2009. O público está lotando o Pavilhão dos Municípios, onde estão sendo comercializados produtos do setor agropecuário, tais como cajuína, farinha, abacaxi, doces, sabonetes, flores tropicais, artesanatos e derivados do leite.
O abacaxi produzido nos municípios de Turiaçu é um dos mais procurados pelos freqüentadores da Agrofeira. Nosso produto está vendendo muito e a idéia de se fazer a degustação ajudou bastante na venda do abacaxi, contou o agricultor Raimundo José da Silva. Quando as pessoas provam, compram logo, disse ele.
A Agrofeira está funcionando no Pavilhão dos Municípios. O espaço foi totalmente reformado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), que convidou as prefeituras para expor as potencialidades do setor agropecuário maranhense.
O presidente da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão vinculado à Sagrima, Tadeu Lima, explicou que a idéia de investir na realização da agrofeira teve como principal objetivo apresentar à sociedade o que é produzido no interior do estado. Esse é o caso do bordado de São João dos Patos, a cajuína de Timon e o abacaxi de Turiaçu, exemplificou Tadeu Lima.

domingo, 6 de setembro de 2009

Escolas da rede estadual fazem atos em defesa do meio ambiente

Alunos e professores do Centro de Ensino Vinícius de Moraes e da Unidade Integrada Estado do Mato Grosso, da rede estadual de ensino, realizaram, na manhã desta sexta-feira (4), uma caminhada e um desfile cívico, respectivamente, em prol do meio ambiente, em São Luís. O objetivo de ambas foi fazer um alerta à sociedade dos problemas que o homem vem causando à natureza e também incentivá-la a adotar uma nova postura em prol da preservação ambiental.
Com cartazes, faixas educativas e apresentações artísticas, cerca de 800 alunos do C.E. Vinícius de Moraes, no Olho dÁgua, caminharam por ruas do bairro em um ato em favor da conservação do meio ambiente e alertando os moradores das mudanças que vêm ocorrendo na natureza em decorrência das ações destruidoras do homem.
Os estudantes têm grande vontade de mudar esse triste quadro de destruição da natureza e passam isso para a comunidade local. Eles incentivam os outros a adotar essa postura também, destacou a diretora da escola, Jandira Santos Moreira.
Este ano, a manifestação, que está em sua terceira edição, foi fruto de um trabalho de pesquisa da disciplina Geografia, que vem sendo realizado por alunos de diferentes séries da escola. Outra ação realizada pela instituição como parte do trabalho foi uma coleta de lixo na praia do Olho dÁgua.
Para a aluna da 5ª série do C.E. Vinícius de Moraes, Juliana Campos, o ato foi um pedido de socorro pelo futuro das crianças. Queremos que as pessoas parem de destruir a natureza, pois no futuro, poderemos não ter mais nada. Temos que conscientizar a todos de que o planeta é nosso e temos obrigação de cuidar bem dele, afirmou ela.
Os estudantes entregaram, durante a caminhada, mudas de plantas e brinquedos reciclados a moradores do Olho dÁgua, além de orientá-los, por meio de panfletos, sobre como proteger a natureza. Na opinião da moradora Luana Caldas, esse tipo de manifestação é essencial para que todos percebam o quanto o meio ambiente está sendo prejudicado pelos atos do próprio homem. É muito bonito ver tanta criança engajada nessa causa, observou ela.

Brinquedoteca da Defensoria mantém crianças longe das discussões entre partes processuais

Inclusa no plano de metas ainda no primeiro mandato da gestora administrativa da Defensoria Pública do Maranhão, Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio, a brinquedoteca instalada no prédio-sede da Instituição tem servido como ferramenta de fundamental importância durante os atendimentos no Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, que envolvem casos de pessoas em busca de conciliações e/ou discussões entre partes dos processos.
A iniciativa, segundo Ana Flávia, visa destinar um espaço específico e adequado às crianças, que diariamente acompanham os pais e/ou responsáveis nas audiências, mantendo-as assim longe das indesejáveis discussões que frequentemente acontecem entre as partes dos processos.
As crianças que aqui chegam são recebidas por uma servidora habilitada a lidar com essa faixa etária e mantidas num ambiente confortável, propício a atividades diversas e, o que é mais importante, menos hostil ao momento das audiências entre os adultos envolvidos, afirma a defensora.
Instalada na ala do Primeiro Atendimento, mais especificamente entre as salas das 1ª e 2ª Varas da Infância e da Juventude, a brinquedoteca foi concebida de forma a propiciar o bem-estar de crianças a partir dos primeiros anos de vida. Por isso, o piso é acarpetado e os equipamentos, brinquedos e estantes foram produzidos em escala diminuta. No local estão disponibilizados diversos tipos de brinquedos, dentre casinhas de bonecas, carros, mesinhas e cadeiras, livros infantis, jogos, material para pintura, reciclagem, etc.
Atuação
A Defensora Pública-Geral do Estado revela que tem sido cada vez mais crescente a demanda pelos atendimentos nessa área de atuação. Ela destaca, por exemplo, que no relatório de atividades de 2007, quarenta e cinto por cento das ações propostas perante a 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital foram oferecidas pela Instituição. A maioria desses casos tem se voltado para adoção de medidas de proteção à criança em situação de risco pessoal e social, em condições de efetiva ou iminente violação de direitos.
Nesse verdadeiro sacerdócio do cargo de defensora pública, estive atuando por um longo período na área da Infância e da Juventude. Conheço muito bem as origens dos diversos fatores sociais que redundam nas questões jurídicas e, uma vez responsável pela Administração Superior da Instituição, assumi o compromisso de me empenhar tanto na solução dos casos quanto no melhor tratamento daqueles que são, na verdade, a origem dos casos processuais. Ou seja, as crianças e os adolescentes”, enfatiza Ana Flávia

Governo mostra ações na Expoema 2009

Ações do Governo do Estado podem ser conferidas em diversos estandes da 53ª Exposição Agropecuária do Maranhão, a Expoema 2009. Com vasta programação, o evento foi aberto sábado (5) e prossegue até o dia 13 deste mês, no Parque Independência, em São Luís..
A governadora Roseana Sarney está empenhada, em conjunto com os outros parceiros do evento, a realizar, este ano, uma das melhores exposições agropecuárias, afirmou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Afonso Ribeiro.
A programação de sábado (5), começa pela manhã e termina à noite com shows das bandas Aviões do Forró e Xaveco de Menina. A abertura oficial será às 17h deste domingo (6), com presença de autoridades. Às 21h, a Banda Forró do Muído se apresenta na arena do Parque.
A programação do maior evento da agropecuária maranhense inclui leilões, competições de animais, concurso leiteiro, mensuração e pesagem de ovinos e caprinos, entre outras atividades. O espaço reunirá estandes de várias Secretarias estaduais, além da participação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
A Sagrima montará um estande para apresentação de suas principais ações e dos órgãos vinculados, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp). Os projetos em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sebrae e da Fundação de Apoio à Pesquisa Corredor de Exportação Norte ficarão à disposição dos visitantes.
Os homens do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão estarão com um estande ministrando palestras educativas sobre manuseio de gás GLP e dando dicas de prevenção de como atuar em situações de emergência.
A Secretaria de Indústria e Comércio também participará com um estande, onde divulgará as principais ações de órgãos vinculados, a Emap e a Jucema. A Emap estará apresentando ao público a maquete do Porto do Itaqui. Além disso, distribuirá material informativo que detalha o projeto de expansão do porto, considerado um dos principais para atração de investidores. O presidente da Emap, Hermes Ferreira, marcará presença no espaço.

Prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio decreta ponto Facultativo

A prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio, decretou ponto facultativo no Município na próxima terça-feira (08), pelo aniversário de 397 anos da fundação de São Luís. De acordo com o Decreto Nº., será ponto facultativo para os servidores municipais nos órgãos da administração direta, indireta, autarquia e fundacional da Prefeitura do município. De acordo com o Decreto, ficará preservado o funcionamento dos serviços essenciais, tais como saúde (urgência e emergência) e limpeza pública

Sinfra inicia pavimentação de estradas na Baixada

A Baixada Maranhense ganhará, até dezembro, mais de 40 quilômetros de estradas asfaltadas. Foi o que afirmou, nesta sexta-feira (4), o secretário de Infraestrutura, Max Barros, durante a assinatura das Ordens de Serviço para as obras de pavimentação da MA-302, no trecho de 16km entre o entroncamento com a MA-304 e Porto Rico do Maranhão, e da MA-303, trecho de 26km entre Bacuri e Apicum-Açu.
Max Barros, acompanhado dos deputados Victor Mendes (PV), Alberto Franco (PSDB) e Graça Paz (PDT), destacou o empenho da governadora Roseana Sarney para garantir os recursos que viabilizaram a rápida implementação do Plano Rodoviário do Programa Viva Infraestrutura.
As duas estradas eram sonhos antigos da população e o atendimento a essas reivindicações só foi possível devido ao empenho da governadora em garantir os recursos. Portanto, o dinheiro já está em caixa e as máquinas só param quando os trechos contratados estiverem completamente asfaltados, assinalou o secretário.
Desde o lançamento do programa, no final do mês de julho, essa já é a terceira solenidade de autorização de início de serviços de pavimentação de estradas em todo o estado. Além disso, as ações da Secretaria de Infraestrutura já garantiram a recuperação emergencial de trechos na Baixada e no Médio Sertão, e restauração e conservação de vias na Região Tocantina.
Para a próxima semana, já está prevista a assinatura da Ordem de Serviço que autoriza a restauração da MA-034, trecho de 84km entre Coelho Neto e a BR-316.

Secretário participa de reunião com colônia de pescadores

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Afonso Ribeiro, se reuniu, sexta-feira (04), com pescadores maranhenses a pedido da governadora Roseana Sarney. O encontro aconteceu no auditório do Sebrae Multicenter e contou com a presença de representantes da Federação das Colônias dos Pescadores.
A Federação conta com 15 mil associados, sendo que no estado existem hoje em média 200 mil famílias que vivem exclusivamente da pesca. E de acordo com o presidente da Federação, Edson Cunha Araújo, essa classe se encontra excluída socialmente. Somos uma Federação, mas infelizmente ainda não há políticas públicas voltadas para nós. Mesmo assim, Edson Cunha vê com bons olhos a possibilidade de uma aproximação com o atual Governo do Estado.
O secretário Afonso Ribeiro por sua vez acenou positivamente para que os encontros entre governo e Federação continuem pois está é uma recomendação da governadora Roseana Sarney. Queremos fazer o que até agora os governos anteriores não fizeram: acompanhar de perto as demandas dos pescadores e ajudá-los a se organizarem melhor para expandir o que produzem, afirmou. Afinal de contas o Maranhão tem em grande escala o produto que eles utilizam para gerar emprego e renda como forma de subsistência, precisamos apenas dar a eles mais credibilidade e condições para isso, acrescentou.
O superintendente de Promoção e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura da Sagrima, José Ribamar Rodrigues Pereira, explica que o secretário convidou todas as colônias e a Federação para que possam estabelecer uma política de interesse da categoria compatibilizando com o estado, atendendo a demanda dos pescadores.
Durante o encontro, os pescadores também discutiram assuntos da classe como incentivo e cadastramento no Ministério de Pesca e Aquicultura e atualização do estatuto.

Uema mostra produtos e serviços na Expoema


A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), está participando da 53ª Exposição Agropecuária do Estado do Maranhão (Expoema) apresentando seus produtos e serviços. O evento, que tem apoio do Governo do Estado, acontece até o domingo (13), no Parque Independência.
E este ano, a universidade leva uma atração a mais: alunos do Curso de Música farão uma apresentação neste domingo (6), das 17h às 19h, no estande da universidade. A idéia é mostrar a diversidade do conhecimento disseminado na instituição.
Na mostra montada no estande da Uema, estão reunidos produtos e serviços dos cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia de Pesca, que integram o Centro de Ciências Agrárias.
No local, o público pode assistir a vídeos institucionais e técnicos, ter acesso a livros publicados pela Editora Uema; conhecer mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais, além de frutas como o abacaxi de Turiaçu, e saber mais sobre projetos como indumentária apícola e caixa de abelha para observação.
O estande também abriga exposição de fotos dos projetos de extensão universitária, a exemplo do Uema no Campo, Projeto Rondon e Projeto de Intervivência Universitária. Para os mais curiosos, há coleções de insetos, esqueletos de animais de pequeno, médio e grande porte e máquinas e implementos agrícolas da Fazenda Escola de São Luís.

Escolas homenageiam Ano da França no Brasil em desfile pelo Dia da Raça

Da França Equinocial ao ano da França no Brasil. Este foi o tema explorado por 7.268 estudantes no desfile alusivo ao Dia da Raça e da Juventude, ocorrido neste sábado (5), às 8h, na Avenida Senador Vitorino Freire, no Anel Viário. Estudantes de 70 escolas da rede pública estadual, de 34 unidades da rede municipal e de 10 instituições de ensino particulares, homenagearam os 397 anos de Fundação de São Luís e o Ano do França no Brasil.
O evento cívico promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reuniu um público de aproximadamente 25 mil pessoas. Os estudantes levaram à avenida registros da forte influência francesa na literatura, arte, cultura, culinária, geografia e arquitetura de São Luís, ao longo de quatro séculos.
A solenidade contou com a presença do vice-governador do Estado, João Alberto de Sousa, representando a governadora Roseana Sarney; do secretário de Estado da Educação, César Pires; do secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa; da procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, de secretários de estado, autoridades militares, gestores educacionais e lideranças estudantis do Maranhão.

Gripe A impede alunos maranhenses de participar da olimpíadas


A Secretaria de Esporte e Juventude do Maranhão divulgou nota sexta-feira (04) esclarecendo que a delegação maranhense não participará mais das olimpíadas escolares brasileiras, categoria infantil, que serão realizadas neste mês na cidade de Poços de Caldas (MG).
A desistência foi motivada pelo alto índice de propagação do vírus H1N1- Influenza A no Estado de Minas Gerais. O Ministério Público do Maranhão, por meio do promotor Márcio Tadeu Marques, da 1ª vara da Infância e Juventude, recomendou como medida preventiva o cancelamento do envio da delegação maranhense às olimpíadas escolares brasileiras.
O secretário de Esporte e Juventude, Roberto Costa, buscou orientação junto à Secretária de Saúde do Estado e recebeu como resposta a recomendação de não enviar a delegação. A vontade de participar das olimpíadas é muito grande, mas a saúde dos nossos alunos/atletas é mais importante. A decisão de não ir é a medida mais sensata a tomar neste momento, ressalta Roberto Costa.
No dia 19 do mês passado, a secretaria de saúde do Estado de Minas Gerais encaminhou ofício ao COB Comitê Olímpico Brasileiro, pedindo adiamento das olimpíadas por conta da incidência do vírus H1N1 no Estado, inclusive cancelando a etapa estadual dos jogos escolares mineiros.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Portal do sevidor registra mais de 100 mil acessos

O Portal do Servidor (www.seaps.ma.gov.br), disponibilizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração e Previdência Social (Seaps), já registrou mais de 100 mil acessos desde que entrou no ar, em 17 de julho. Foram, precisamente, 102.115 acessos até o final da tarde desta quarta-feira (2). O dia com maior número de visitas foi 19 de agosto, com 8.178 acessos.
O Portal é uma nova forma de relacionamento com o funcionalismo público estadual e tem auxiliado principalmente os servidores em busca de informações sobre sua vida funcional e cadastral.
No Portal, os funcionários públicos da ativa, aposentados e pensionistas têm acesso a informações sobre contracheque, situação cadastral, informe de rendimentos para imposto de renda, de legislação relativa a pessoal e ficha financeira.
Outros serviços também podem ser acessados, como o Jornal do Servidor, que pode ser lido virtualmente, e a simulação para empréstimos consignados com prazos de 48, 60 e 72 meses.
Para o secretário de Estado de Administração e Previdência Social, Luciano Moreira, o Portal é uma ferramenta importante para o novo modelo de relacionamento que está sendo construído entre o Governo do Estado e os servidores públicos. "É muito bom saber que o Portal está sendo útil aos servidores", acrescentou Luciano Moreira, ao informar que novos serviços serão incorporados.
Até o mês de agosto, um dos serviços mais solicitados foi o contracheque on-line. Para o documento ser acessado, o servidor deve informar a senha, selecionar seu órgão e digitar o número de sua matrícula.
Desde julho foi disponibilizada uma senha provisória no contracheque impresso. O funcionário público, ao acessar o Portal do Servidor pela primeira vez, deve, por segurança, solicitar uma nova senha para se cadastrar.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Nadja Campos muito dinamismo

É assim que se pode definir a competência de uma pessoa como Nadja Campos, Gerente Geral da Unidade de Negócio da Capital, localizada no Portinho. Das quinze Gerências, apenas uma tem como titular uma mulher. Que durante vários anos vem prestando relevantes serviços a Caema. Pois, a mesma com sua competência resolve os problemas da população e ao mesmo tempo o da empresa, quem ganha é o povo. Nadja é um exemplo a ser seguido, pela seriedade e competência está na função merecida.

Escola de Rede Estadual faz caminhada ecológica

Alunos e professores do Centro de Ensino Vinícius de Moraes, da rede estadual de ensino, e gestores de educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizarão, na manhã da próxima sexta-feira (4), uma caminhada ecológica na praia do Olho d'Água. A iniciativa tem o objetivo de motivar a comunidade do bairro, de áreas adjacentes e frequentadores da praia a estabelecerem uma nova postura diante das ações provocadas pelo homem em relação à natureza.
Com cartazes, faixas educativas e apresentações artísticas, mais de 450 alunos da unidade de ensino irão caminhar, a partir das 7h30, por toda a praia, fazendo um mutirão em prol da conservação do meio ambiente, informando a todos sobre as mudanças que vêm ocorrendo na natureza em decorrência das ações destruidoras do homem.
"Queremos, sobretudo, que esta caminhada alerte a população que é vital que todos mudem suas atitudes em relação à natureza. São pequenas ações diárias que farão a diferença no futuro", afirma a coordenadora da caminhada, Eliamar Pereira.
Esta ação é fruto de um trabalho de pesquisa na disciplina de geografia, que vem sendo realizado por alunos de diferentes séries da escola. Dentre os atos que já foram executados neste ano, houve a coleta de lixo na praia do Olho d'Água.
Nos últimos meses, devido às péssimas condições de balneabilidade, algumas praias da capital foram interditadas para o banho, entre elas a do Olho d'Água. Visando este fato, uma das principais bandeiras que serão levantadas na caminhada será a limpeza das praias, que contribui para a não contaminação da orla e, por consequência, beneficia não só o frequentador, mas também a natureza como um todo.

Sistema de Consignação será reativado nesta quarta feira

A Secretaria de Estado de Administração e Previdência Social (Seaps) informa que, a partir desta quarta-feira (2), o Sistema de Consignação será reativado. O sistema esteve paralisado para ajustes necessários à implantação do Programa de Refinanciamento de Empréstimo Consignado em Folha de Pagamento.
Dessa forma, a partir dessa data, os servidores públicos estaduais da ativa poderão se dirigir a qualquer agência do Banco do Brasil na capital ou interior para adquirir uma senha de acesso ao sistema e renegociar suas dívidas ou mesmo fazer novo empréstimo.
Nesta quinta-feira (3), técnicos da área de Recursos Humanos da Administração Direta e Indireta do estado e da Superintendência de Benefícios Previdenciários da Seaps, serão treinados a partir das 8h30, no Hotel Biarritz, na Ponta d'Areia.
Com esse treinamento, os órgãos poderão conceder senhas a seus funcionários a partir de sexta-feira (4). Portanto, o servidor terá a opção de obter a senha no Banco do Brasil ou no seu órgão de origem..
Os aposentados e pensionistas também têm a opção de obter a senha no Banco do Brasil a partir de quarta-feira (2), ou se preferir, a partir de sexta-feira (4), na Superintendência de Benefícios Previdenciários da Seaps, localizado no Anexo 5 do Centro Administrativo do Estado, no Calhau.

Ufma entrega Estudo de Impacto Ambiental à Sema

Deu entrada, nesta segunda-feira (31), às 15h30, no protocolo da Secretária de Estado de Meio Ambiente, o relatório definitivo do Estudo de Impacto Ambiental da Refinaria Premium (EIA) realizado por especialistas da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
O estudo vai ajudar a diminuir os impactos ambientais por conta da presença de uma companhia de petróleo na região de Bacabeira, a 49 km de São Luís, e viabilizar o processo de implantação do empreendimento. O relatório direcionado à Sema teve o apoio da Agência Nacional de Petróleo (ANP) que participa diretamente do processo preliminar de implantação do complexo de industrialização do petróleo.
O reitor Natalino Salgado garante que no processo de implantação de um complexo industrial no estado abrange todas as esferas públicas e a Universidade Federal do Maranhão deu a sua parcela de contribuição por meio do estudo. Creio que o EIA é um passo importante para a implantação da Refinaria, pois servirá de base para as análises existentes com relação ao meio ambiente e garantirá a preservação do eco-sistema local, afirmou o reitor.
A Sema vai criar uma comissão formada por técnicos ambientais e assessores jurídicos para analisar de forma criteriosa o estudo. A documentação será legitimada pela Associação Brasileira de Entidades Ambientais (Abema) para garantir o selo de reconhecimento ambiental. É importante que a Abema participe deste processo, pois garante credibilidade e abre espaço para que a sociedade civil também tome conhecimento do que está sendo feito com relação aos aspectos ambientais, garante Washington Rio Branco, secretário de Estado de Meio Ambiente.
Além do reitor da Ufma, Natalino Salgado, e do secretário de Estado de Meio Ambiente, Washington Rio Branco, estiveram presentes o professor Leal, diretor do Labohidro (Ufma) e o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Fernando Carvalho.

Roseana participa de reunião marco do pré-sal

A governadora Roseana Sarney participou, nesta segunda-feira (31), em Brasília, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outros governadores, da cerimônia de lançamento do marco regulatório de exploração do petróleo da camada pré-sal. Na ocasião, Lula assinou quatro projetos de lei que serão enviados ao Congresso em regime de urgência.
Dos projetos assinados por Lula, o primeiro cria a Petrosal, a nova estatal que será responsável pela gestão das novas áreas do pré-sal; o segundo cria o novo marco regulatório, alterando o modelo de contrato de concessão para um sistema de partilha, que permitirá ao estado ter controle sobre a nova riqueza. O terceiro é um Fundo Social para gerir e distribuir os recursos. O dinheiro iria para saúde, educação e investimentos em ciência e tecnologia, meio ambiente e cultura. E o último projeto vai capitalizar a Petrobras.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o pré-sal é um passaporte para o futuro. Segundo o presidente, os lucros obtidos com o petróleo deverão ser investidos em educação, cultura e ciência e tecnologia. Lula afirmou que o Brasil não será mero exportador de óleo cru e garantiu que o recursos obtido com o pré-sal não será torrado de qualquer maneira.
O presidente da República ressaltou que a Petrosal, estatal a ser criada para administrar a exploração do pré-sal, não irá concorrer com a Petrobras. A nova estatal não terá como missão explorar ou produzir o petróleo e terá quadro enxuto e altamente qualificado.

Sagrima incentiva consumo de pescado

Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) participa, nesta terça (02) e quarta-feira (03), na Praça dos Catraeiros, em São Luís, (próximo ao estacionamento da Praia Grande) das comemorações que lembram a Semana da Pesca.
As comemorações, organizadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), visa incentivar o consumo do pescado entre a população. A abertura será às 17 horas desta terça, com a presença de dirigentes da MPA e da Sagrima.
O superintendente de Promoção e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura da Sagrima, José de Ribamar Pereira, informou que um carro-escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA) vai auxiliar na realizando ações educativas no local.
No carro-escola, acontecerão cursos de corte e tempero de pescados. Também haverá degustação e realização de palestras sobre os benefícios do consumo regular de pescados. O nosso objetivo é incentivar o consumo do pescado em todo Maranhão, pelos benefícios que traz para a população, explicou Ribamar Pereira.

Saúde
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de doze quilos de pescado/ano. A estimativa do Ministério da Pesca e Aquicultura é de que brasileiro consome uma média de sete quilos. A meta do MPA é elevar esse patamar anual para nove quilos por pessoa até 2011.
O peixe, de acordo com estudos nas áreas de saúde e nutrição, possui menos gordura que a carne vermelha e de frango. Seu consumo proporciona uma digestão mais rápida, sendo ainda benéfica para quem busca controlar o nível de colesterol e perder peso.
Algumas espécies de pescado são ricas em ômega 3, que é um tipo de gordura que diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose, inflamações, desenvolvimento cerebral e na regeneração de células nervosas. Ainda ajuda no controle e tratamento da pressão alta, na coagulação do sangue, no alivio das dores causadas pela artrite reumatóide e na proteção da pele contra raios ultravioletas e inflamações.
Estudos realizados por pesquisadores apontam o peixe como um excelente alimento para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, além de ser importante na dieta dos idosos, pois diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer, demência e cansaço mental.

Procon/Ma sedia reunião nacional

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Sergio Tamer, e a Superintendente do Procon/MA, Denise Ribeiro Gasparinho, participam nos dias 3 e 4 de setembro, da reunião do Departamento Nacional de Defesa do Consumidor (DPDC) com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). A solenidade de abertura será às 9h, no Hotel Praia Mar (Ponta d Areia).
O evento vai contar com a presença de membros do Ministério da Justiça, Ministério Público, Defensoria de alguns estados, integrantes do SINDEC e Dirigentes de PROCONs Estaduais e Municipais.
Informamos ainda que esta é uma reunião que está sendo organizada com grande expectativa, uma vez que tem como objetivo debater temas atuais sobre a Defesa dos Direitos do Consumidor e obter diretrizes de atuação para o próximo semestre.
Nos dois dias do encontro, serão levantadas questões como, por exemplo, quais as atuações mais incisivas em âmbito regional e nacional que devem ser adotadas para que os fornecedores e prestadores de serviços assegurem respeito nas relações de consumo.

O QUÊ: Reunião do Departamento Nacional de Defesa do Consumidor (DPDC) com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC)

ONDE: Hotel Praia Mar (Ponta d Areia)

QUANDO: Nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4). A abertura será na quinta-feira (3), às 9h

Secretário visita Defensoria Pública

Depois de participar do ato solene de lançamento da bandeira da Terceira Idade, na sexta-feira (28), o secretário de Administração e Previdência Social (Seaps), Luciano Moreira, aproveitou para conhecer as instalações e estrutura administrativo-funcional da Defensoria Pública do Maranhão (DPM), atendendo convite da defensora Pública-Geral do Estado, Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio.
Ao percorrer as instalações do prédio-sede, Luciano Moreira conheceu a Brinquedoteca, instalada entre as duas salas que compõem o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, a Biblioteca Virtual e Centro Estudos José Caldas Góis, além de obter informações sobre o sistema de atendimento ao público desenvolvido pela instituição.
O secretário, que tem destacado em suas manifestações públicas a prioridade do Governo do Estado na implantação de uma série de programas e ações voltadas para a política de inclusão e valorização do idoso, constatou a excelência dos serviços prestados pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), coordenado pela assistente social Isabel Lopizic, que integra as dependências da Defensoria Pública, e desenvolve ações voltadas a fomentar o protagonismo e a dignidade da pessoa idosa.

Expedição aporta em Barreirinhas

Em continuação a Expedição Turismo em Movimento da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) o próximo município a ser visitado é a cidade turística de Barreirinhas.
Distante 260 km da capital maranhense, Barreirinhas é considerada um dos principais pólos turísticos do Maranhão. Com suas dunas exuberantes o local ficou conhecido internacionalmente por ser dono de uma das paisagens mais encantadoras e acolhedoras do estado.
Para fomentar ainda mais o turismo local e estimular boas práticas de atendimento, a Setur realiza, de quinta-feira (3) a sábado (5), visitas técnicas ao município e ainda se une a campanha Barreirinhas Anfitriã, um movimento que visa dar as boas vindas aos turistas que visitam o polo.
"A Expedição chega em um ótimo momento. Além de ajudarmos a população e o trade local na prática de gestos simples, como o atendimento, acolhimento e higiene, vamos também colher demandas e realizar seminários de incentivo ao turismo", explica Catarina Pinheiro superintendente de Relações Institucionais da Setur.
O próximo polo a ser visitado, ainda neste mês, é o Delta das Américas nos municípios de Paulino Neves, Tutóia e Araioses.

Hospital Carlos Marcieira agendará consultas por telefone

O Hospital Carlos Macieira (antigo Ipem) começa, a partir desta quarta-feira (2), o serviço de marcação de consultas pelo telefone. Os usuários e dependentes continuam a ter a opção de marcar seus atendimentos na recepção do ambulatório, mas quem preferir pode fazer a marcação por meios dos telefones (098) 3213- 7522/ (098) 3213-7580/ (098) 3213-7507, de segunda-feira a sábado, das 7h da manhã às 19h. A melhoria faz parte do momento de transformações que a saúde pública do Maranhão vive, com o objetivo de beneficiar a população dos 217 municípios maranhenses. O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, anunciou a construção de mais de 65 unidades de saúde no interior do estado, parte do programa Saúde é Vida que vai investir mais de R$ 350 milhões.
Um dos hospitais beneficiados em São Luís é o Carlos Macieira (HCM). Antes o hospital era ligado a Secretaria de Estado da Administração e, agora é gerido pela Secretaria de Estado da Saúde. A mudança inclui o HCM na lista dos hospitais beneficiados pelo programa Saúde é Vida, e só para o Carlos Macieira estão previstos investimentos de 60 milhões, para transformá-lo em referência no tratamento de alta complexidade.
A reforma no sistema estadual de saúde é considerada uma grande revolução, pois vai melhorar a qualidade de vida dos maranhenses, que sofrem com intermináveis filas para atendimento, superlotação de hospitais, falta de profissionais e de qualidade nos serviços ofertados na área de saúde.