terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sagrima incentiva consumo de pescado

Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) participa, nesta terça (02) e quarta-feira (03), na Praça dos Catraeiros, em São Luís, (próximo ao estacionamento da Praia Grande) das comemorações que lembram a Semana da Pesca.
As comemorações, organizadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), visa incentivar o consumo do pescado entre a população. A abertura será às 17 horas desta terça, com a presença de dirigentes da MPA e da Sagrima.
O superintendente de Promoção e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura da Sagrima, José de Ribamar Pereira, informou que um carro-escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA) vai auxiliar na realizando ações educativas no local.
No carro-escola, acontecerão cursos de corte e tempero de pescados. Também haverá degustação e realização de palestras sobre os benefícios do consumo regular de pescados. O nosso objetivo é incentivar o consumo do pescado em todo Maranhão, pelos benefícios que traz para a população, explicou Ribamar Pereira.

Saúde
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de doze quilos de pescado/ano. A estimativa do Ministério da Pesca e Aquicultura é de que brasileiro consome uma média de sete quilos. A meta do MPA é elevar esse patamar anual para nove quilos por pessoa até 2011.
O peixe, de acordo com estudos nas áreas de saúde e nutrição, possui menos gordura que a carne vermelha e de frango. Seu consumo proporciona uma digestão mais rápida, sendo ainda benéfica para quem busca controlar o nível de colesterol e perder peso.
Algumas espécies de pescado são ricas em ômega 3, que é um tipo de gordura que diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose, inflamações, desenvolvimento cerebral e na regeneração de células nervosas. Ainda ajuda no controle e tratamento da pressão alta, na coagulação do sangue, no alivio das dores causadas pela artrite reumatóide e na proteção da pele contra raios ultravioletas e inflamações.
Estudos realizados por pesquisadores apontam o peixe como um excelente alimento para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, além de ser importante na dieta dos idosos, pois diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer, demência e cansaço mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário