segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mutirão da Catarata atende a aposentados do estado

Dezenas de aposentados e pensionistas do estado foram atendidos, nesta sexta-feira, 18, no Mutirão da Catarata realizado pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência Social (Seaps), por meio do Programa de Ação Integrada ao Aposentado (PAI), no Centro Social e Recreativo dos Servidores Estaduais, no Calhau.
O secretário da Administração e Previdência Social, Luciano Moreira, acompanhou pessoalmente o início do mutirão e adiantou que o próximo será o de próstata. Ele estava acompanhado da secretária-adjunta de Seguridade Social, Graça Cutrim, e da supervisora do PAI, Arlete Pontes.
O atendimento teve início às 8h30 e foi realizado pelo oftalmologista Heron Simões, com o apoio de uma equipe de 15 profissionais disponibilizada por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.
Todos os casos identificados de catarata foram encaminhados para exames mais detalhados no Hospital da Visão/Oftalm Day Clinic, na Cidade Operária, onde também será realizada a cirurgia corretiva, caso haja a indicação médica. Os pacientes não pagarão nada pelos exames e pelo procedimento cirúrgico.

Cirurgia
Segundo informou o médico Heron Simões, em média, cerca de 60% dos idosos examinados têm a catarata em estado adiantado e podem se submeter à correção da doença por meio da cirurgia. Ele explicou que a catarata é uma lesão ocular que torna opaco o cristalino, o que compromete a visão. “O único tratamento para a catarata é o cirúrgico. Substituímos o cristalino por uma lente artificial. A recuperação é muito rápida e em poucos dias a visão é restabelecida”, informou o oftalmologista.
A aposentada Maria José Vieira, 65 anos, diagnosticada com a doença, disse que há algum tempo começou a ver tudo embaçado e por isso decidiu fazer o exame. “O mutirão foi muito bom, pois cheguei cedo, peguei minha senha e o atendimento não demorou muito. Agora vou criar coragem para fazer a cirurgia”, afirmou ela.
O secretário Luciano Moreira assinalou que o mutirão é uma forma de o PAI oferecer um atendimento diferenciado aos aposentados e pensionistas do estado, conforme orientação da governadora Roseana Sarney. “Este foi o primeiro de uma série de atendimentos à saúde que serão disponibilizados. Já estamos organizando o Mutirão de Próstata, para a detecção precoce de problemas, principalmente do câncer”, informou o secretário.

Saiba mais
- A catarata é a principal causa mundial de cegueira.
- Atinge, principalmente, pessoas com mais de 50 anos.
- No Brasil, estima-se que existam atualmente cerca de 350 mil pacientes cegos devido à catarata.
- 95% desses casos poderiam ser revertidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário