quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Bia Venâncio implanta Proerd em Paço do Lumiar

Com o intuito de prevenir o uso das drogas por crianças e adolescentes o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e do Grupo Especial de Apoio às Escolas – GEAPE foi lançado nesta quinta-feita (dia 10), no Ginásio Ciríaco Pereira, Ciricão. Entre os presentes estavam a prefeita Bia Venâncio; Secretário adjunto de Modernização Institucional, William Romão, representando o Secretário de Segurança Pública, Raimundo Cutrim; o coordenador estadual do PROERD, José de Ribamar Pereira; o Secretário Municipal de Educação, Celso Marques.
Desenvolvido pela Polícia Militar, o Proerd existe no Brasil desde 1992. Em Paço do Lumiar o projeto é uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Estado de Segurança Pública. O PROERD neste primeiro momento contemplará 4 escolas no município e os alunos beneficiados estão entre a 3ª e 4ª séries.
De acordo com a prefeita Bia Venâncio, esta é uma experiência muito rica para os alunos da rede municipal de ensino e a intenção é que todas as escolas estejam inseridas no programa. “As nossas crianças irão aprender na escola como dizer não as drogas e a violência e terão a oportunidade de desenvolver o senso critico com relação a estes malefícios. Podem ter certeza que com este aprendizado eles serão multiplicadores não só nas suas famílias, mas na comunidade onde moram também”, explicou a prefeita.
“O Proerd é uma ação conjunta entre a PM, a escola, a comunidade e a família e pretende alertar os jovens sobre os males das drogas lícitas e ilícitas. O objetivo dele é agregar forças na luta contra às drogas e à violência, pois o Estado precisa de ações que desenvolvam nas crianças o espírito da paz para que, no futuro, tenhamos adultos responsáveis e mais comprometidos com a segurança pública”, disse o Secretário Adjunto de Modernização Institucional, William Romão.
Segundo José de Ribamar Pereira, o PROERD já está implantado em 87 municípios do Maranhão. “Esse programa oferece atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania. Já formamos 130 mil alunos no PROERD e até o final do ano a meta é forma 200 mil”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário