sexta-feira, 29 de maio de 2009

Foto: Afonso Ribeiro

Secretário da Agricultura pede agilidade na instalação do Centro de Pesquisas da Embrapa no Maranhão

A instalação no Maranhão do Centro de Pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi um dos assuntos tratados na primeira reunião deste ano do Comitê Assessor Externo da Embrapa Meio-Norte (que aglutina os Estados do Maranhão e Piauí), ocorrida na última terça-feira (26), em Teresina.
Durante a reunião, o secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, Afonso Ribeiro, tomou posse como membro do Comitê Assessor e falou sobre os esforços conjuntos dos governos estadual e federal para conseguir, com a Secretaria de Patrimônio da União, a aquisição de uma área de 80 hectares, onde será instalado o Centro de Pesquisas em São Luís.
Afonso Ribeiro pediu ao Comitê Assessor Externo da Embrapa Meio-Norte agilidade na implantação do Centro de Pesquisas no Maranhão, para que a área escolhida seja liberada com a máxima rapidez, destacando a importância da instituição no aproveitamento do potencial de recursos naturais que o Estado possui.
A criação do Centro de Pesquisas da Embrapa no Maranhão foi autorizada pelo presidente Lula em abril de 2008, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento PAC/Embrapa. De acordo com o coordenador do Escritório da Embrapa no Maranhão, José Mário Frazão, foi criada uma comissão para elaborar um projeto definindo os focos de pesquisas. O governo do Estado vai discutir e construir junto com as instituições de pesquisas, com os empresários e com a sociedade organizada do Maranhão, um modelo para o Centro de Pesquisas da Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário