sexta-feira, 15 de maio de 2009

Secretário da Igualdade Racial se encontra com governadora

A governadora Roseana Sarney recebeu a visita, na tarde desta sexta-feira (15), no Palácio dos Leões, do secretário-adjunto do governo federal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sepir), Elói Ferreira de Araújo. Ele agradeceu o apoio do estado às políticas de promoção racial, além de divulgar a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II Conapir). O evento acontecerá entre os dias 25 e 28 de junho, em Brasília.
Acompanhado da secretária de Estado de Igualdade Racial, Claudete Ribeiro, do representante nacional do Conselho de Igualdade Racial, Luiz Alves Ferreira, o secretário-adjunto ressaltou, após o encontro com a governadora, a importância dos governos estaduais e municipais participarem por meio de seus representantes da conferência.
O encontro nacional acontece após avanços ocorridos nas políticas de promoção de igualdade racial. Ao mesmo tempo, em que examinará as perspectivas a serem ainda superadas, tendo em vista a construção de um país mais justo e democrático, a partir da participação de toda a sociedade, afirmou o secretário-adjunto.
Elói de Araújo avaliou ainda como positivo a política do governo Lula no processo de mobilização nacional em relação as questões raciais. Extraordinária, num instante de grande participação popular, quando o poder público coloca à disposição da sociedade a oportunidade ímpar de discussão em torno dos problemas.
Equilíbrio - Conforme adiantou a Elói de Araújo, a conferência será a oportunidade de se ampliar o diálogo e a cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais de promoção da igualdade racial, na qual deverão ser apontados possíveis ajustes nas políticas de igualdade em curso e fortalecidas as relações das mesmas com as políticas sociais e econômicas em vigor.
A II Conapir será um momento, de acordo com o governo federal, de consolidação da promoção da igualdade racial, enquanto política permanente de estado, que perdure além do atual governo, até que seja alcançado o equilíbrio nas relações étnicas da sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário