domingo, 16 de agosto de 2009

Rádio Timbira comemora 68 anos

De casa nova e nova programação, a rádio Timbira comemorou 68 anos de fundação, nesta sexta-feira, entrando oficialmente no ar, após dois meses funcionando em caráter experimental na frequência 1290 khz AM. A inauguração da nova etapa administrativa da primeira emissora de rádio maranhense contou com a presença do secretário de Estado de Comunicação Social, Sérgio Macêdo, do gestor estadual de Rádiodifusão, Juracy Vieira da Silva Filho, funcionários, radialistas e outros convidados, que participaram de um café da manhã em sua nova sede.
"Investimos na compra de novos equipamentos e contratação de pessoas para reestruturar a emissora, resgatando a história da comunicação maranhense em respeito aos comunicadores e à nossa cultura", declarou o secretário de Estado de Comunicação Social, Sérgio Macêdo.
Ele disse que se sente honrado em promover o renascimento da emissora. "Essa foi uma determinação da governadora Roseana Sarney e esperamos que a rádio Timbira continue participando da vida dos maranhenses". A programação, notícias e outras atividades desenvolvidas pela emissora também vão estar disponíveis no portal do governo, www.ma.gov.br.
A emissora, que pertence ao Governo do Estado, precisou ser reestruturada antes de voltar a funcionar, ganhou novos equipamentos e um local próprio agora fica na sede da Secretaria de Comunicação, nas instalações anexas ao Palácio dos Leões. Ao todo são quatro amplas salas de apoio administrativo, técnico e operacional, além de um moderno estúdio.
O gestor estadual de Rádio e Difusão, Juracy Vieira da Silva Filho, revelou que a rádio Timbira vai oferecer aos seus ouvintes uma programação diversificada, um jornalismo dinâmico, esporte, cultura, entretenimento e prestação de serviços. "É uma rádio feita para os maranhenses, valorizando a nossa cultura, voltou pra ficar e será referência para os novos profissionais da comunicação", ressaltou. Ele disse que a emissora está de portas abertas para os estagiários de radialismo.
A programação oficial da rádio Timbira foi aberta, nesta sexta-feira, às 5h da manhã pelo radialista Raimundo Filho, que há 40 anos é comunicador em São Luís. Ele vai apresentar, de segunda a sexta-feira, das 5h às 7h, o programa Cantoria. "É um patrimônio do povo maranhense, pioneira que sempre prestou grandes serviços, chegou a ser o principal meio de comunicação entre as pessoas, fazendo o trabalho dos correios e do telefone, mandando notícias para os moradores do interior. Agora, volta para prestar serviços e divulgar as notícias, quem ganha são os ouvintes".
O radialista Geraldo Castro, que há 36 anos trabalha na área, considera importante a retomada das atividades da rádio Timbira. "É uma rádio de grande alcance, precisava voltar, principalmente, pelo que se propõe a fazer. Não será chapa branca, mas uma rádio de mercado, que vai divulgar as ações de governo e de tudo o que acontece na cidade e no estado. Além disso, será um novo campo de trabalho para jovens talentos, uma rádio-escola que vai abrir espaço para lançar novos profissionais".
A emissora ficará no ar todos os dias, das 5h da manhã até a meia noite. O jornalismo será referência na programação, com três jornais diários, divulgando notícias de São Luís e do interior, com a participação de correspondentes de Imperatriz, Bacabal, Santa Inês, Pinheiro, Caxias e Codó..
A rádio Timbira está no ar com um novo transmissor, de 12kw, que ganhou novos módulos de potência, de maneira a ampliar seu raio de difusão, devendo chegar a 100 municípios maranhenses. Além disso, conta com o apoio de um no break de 30 KVA, equipamento importante para manter a emissora no ar, protegendo das oscilações de corrente elétrica.
Histórico
A implantação do primeiro veículo radiofônico no Maranhão, batizado como Rádio Difusora, mais tarde Rádio Timbira, ocorreu durante o governo Getúlio Vargas, a partir de solicitações do interventor Paulo Martins de Sousa Ramos. Com o apoio das autoridades federais, foi concedido para a rádio oficial o prefixo PRJ-9, que ocupou a onda média (amplitude modulada), sendo sintonizada através de 1940 quilohertz.
Inaugurada solenemente no dia 14 de agosto de 1941, a PRJ-9 entrou no ar às 21h, com o pronunciamento do interventor Paulo Ramos, que foi ouvido em mais de 60 municípios do Estado. Por meio da rádio pioneira, o Maranhão passou a compor a maior cadeia de comunicação da época no Brasil, os Diários Associados, comandados por Assis Chateaubriand. A partir daí, a PRJ-9 passou a ser chamada de Rádio Timbira, devido aos povos indígenas que habitavam o país.
A rádio Timbira passou por momentos memoráveis, com um elenco impecável, uma estrutura com vários departamentos para atender as necessidades dos ouvintes e com grandes locutores, vivendo períodos de altos e baixos em sua trajetória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário